Globalização, internacionalização: todas soam como conceitos semelhantes e, de fato, muitas pessoas costumam usá-los de forma intercambiável. No entanto, distinções sutis as diferenciam.
Compreender as diferenças é fundamental para qualquer pessoa encarregada de ajudar uma empresa a "se tornar global" - e garantir que a mensagem de sua marca ressoe globalmente.
Mas o que distingue os dois termos?
O que é globalização?
Globalização se refere a qualquer atividade que aproxima pessoas, culturas e economias de diferentes países. O conceito de globalização tornou-se mais utilizado nos anos 80 com a disseminação da informática e telecomunicações.
A globalização envolve aspectos políticos, econômicos e sociais, proporcionando integração entre países e pessoas. O mundo atualmente está interligado, pessoas do mundo inteiro interagem todos os dias para estudos, trabalhos e diversões. Pessoas e empresas trocam experiências, realizam negociações em tempo real, em qualquer lugar do mundo.
Exemplos de globalização
Se isso ainda é um pouco vago para você, aqui estão alguns exemplos de globalização no mundo dos negócios:
Mercados online como eBay e Amazon facilitam a compra de produtos de empresas ou indivíduos do outro lado do planeta. Os produtos eletrônicos de consumo, por exemplo, são comumente obtidos de matérias-primas na Índia, feitas na China e depois vendidas na América.
Muitas grandes redes de restaurantes, como o McDonald's, operam em dezenas de países. O McDonald's tem franquias em mais de cem países, e os clientes em todo o mundo reconhecem sua marca e logotipo.
A Netflix opera em mais de 190 países e personaliza ofertas de conteúdo para mercados individuais com legendas e programação nos idiomas locais.
Isso significa globalização, ou seja, tornar tudo acessível para todos.
A globalização traz muitos benefícios, tanto para empresas quanto para consumidores. O impacto da interconectividade global foi uma bênção para a economia mundial nas últimas décadas e aumentou o PIB global de US $ 89,6 trilhões em 2010 para US $ 149 trilhões projetados em 2021.
O que é internacionalização?
A internacionalização é uma estratégia corporativa que consiste em tornar os produtos e serviços o mais adaptáveis possível, para que possam entrar facilmente nos diferentes mercados.
Para Harris e Wheeler (2005), a internacionalização é o processo de comercialização dos produtos ou serviços de uma empresa, fora do seu mercado local ou de sua origem, ou seja, voltada ao mercado externo.
Uma empresa pode internacionalizar seus produtos ou serviços, exportando ou através de uma operação “in loco”, abrindo uma filial em outros países.
Vale destacar que as empresas transnacionais, alcançam maiores vantagens, visto que essas continuam tendo suas matrizes em seus países de origem e abrem filiais em outros.
Por isso se beneficiam pela presença local de incentivos fiscais, acordos entre países e subsídios, entre outros pontos de vantagens.
Podemos entender então que a Internacionalização é a forma de uma empresa entrar no mercado Global, ou seja, fazer parte da Globalização.
Por exemplo, para uma empresa globalizar ela precisa internacionalizar seus produtos/serviços, torná-los acessíveis para qualquer cultura, e por isso é necessário adaptá-los.
Assim como a tecnologia atualmente é fundamental para qualquer negócio, fazer parte da globalização é fundamental para uma empresa permanecer no mercado.
No entanto, para se tornar verdadeiramente global, é preciso muita preparação. Uma das etapas mais importantes neste processo é internacionalizar seu produto/serviço.
Globalizar é tornar acessíveis para todos as pessoas e Internacionalizar é adaptar tudo para qualquer lugar do mundo.
Você quer começar seu processo de internacionalização?
Caso você queira continuar conversando conosco sobre esse assunto, estamos disponível por meio do e-mail: contato@myeurobusiness
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